Vislumbrando possibilidades para o atendimento de meu(minha) filho(a) ahsd para além da escola

 

Encontro com pais de crianças e adolescentes com altas habilidades/superdotação (ahsd)

Vislumbrando possibilidades para o atendimento de meu(minha) filho(a) ahsd para além da escola

Psicopedagogo Antonio Áthyllas Lopes de Oliveira

 

I – Constatações...

Muitas escolas ainda não têm informação devida sobre o que é o universo das altas habilidades/superdotação; não têm (in)formação para elaborar um Plano Educacional Individualizado (PEI).

Que isso não nos deixe cabisbaixos! Vamos ter esperança que isso vá mudando! Vamos atuar informando! E vislumbrando mais possibilidades, para além da escola, com esperança, para não perdermos boas oportunidades! Não vamos ficar perdendo tempo, deixando essa galera sem atendimento!

II – Vislumbrando possibilidades

- Gotinhas de um Plano Educacional Individualizado (PEI) em ambientes que não a escola: Nesse caso, o plano receberia de Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), retirando-se o termo “educacional” por não se efetivar na escola.

-- Por seu enfoque a ações de aprendizagem em informações, saberes, com diferentes ações e materiais, o PDI seria coordenado por um pedagogo/psicopedagogo/neuropsicopedagogo com conhecimento devido sobre altas habilidades/superdotação.

--- Como no Plano Educacional Individualizado, o PDI deve considerar

a)      Contextualização (o perfil do aprendente, breve histórico de seu processo de aprendizagem e a situação-demanda)

b)      Capacidades, interesses (O que sabe? Do que gosta?)

 

Coisas que ele gosta de fazer, participar, falar

O que ele já sabe/Em que ele se destaca

Aqui, citar coisas de escola e fora da escola

 

c)      Necessidades (O que aprender e ensinar?)

 

Dificuldades que têm encontrado nele (na escola e fora da escola)

 

Importante! As dificuldades, necessidades não se referem aqui apenas a conteúdos escolares tradicionais! Esse olhar para além da dimensão dos conteúdos escolares tradicionais será muito contributivo!

 

 

 

d)      Metas, prazos, recursos/estratégias, profissionais envolvidos

 

Exemplo...

Metas

Em ordem de prioridade

Prazos e duração de horário

Estratégias

Recursos utilizados

Profissionais envolvidos

Reconhecer e valorizar aptidões do aprendente, relacionando com a escrita (escrever e de forma ortográfica), ajudando-o a trabalhar a organização,  com vistas ao desenvolvimento da expressividade e à sua socialização.

20/02/2022 a 20/03/2022, no contraturno, 03 vezes por semana, por 01 hora, na escola. A culminância da exposição será dia 23/03/2022, no horário regular da escola, para contar com a presença do público-alvo.

Propor a Áthyllas que prepare, com auxílio docente, uma exposição a outros alunos (socialização) sobre países, ele como um guia turístico, mostrando bandeiras de países, indicando-os em mapa, e falando sobre os mesmos (expressividade). O aprendente deverá usar um crachá com seu nome, feito por ele. Com a professora, produzirá um roteiro explicativo e um folder para essa visita guiada (pesquisa, produção textual e criatividade). A exposição poderá ser na biblioteca da escola (espaço multitemático e multipúblico), tendo como público-alvo alunos de sua sala e do 4º ano. 

 - Internet, folhas A4/caderno (para a etapa de pesquisa e planejamento), folhas A4 para impressão dos folders, mapa-múndi, expositores para as imagens relativas aos países, como bandeiras, crachá, tecidos, jarros de plantas e outros adereços para ambientação.

Professora titular, psicopedagogo e responsável pela biblioteca da escola.

 

e)      Resultados obtidos. Avaliação do PDI (O que deu certo? Como foi a vivência? Que dificuldades foram encontradas? Apareceram novas demandas? Que lições ficaram?).


--- Que possibilidades? Em que ambientes?

*Possibilidades: Seu filho organizando exposições temáticas, ministrando palestras, sendo facilitador de oficina de produção de materiais, de jogos temáticos em diferentes áreas do Saber, realizando experiências científicas (...) para crianças/adolescentes mais novos.

- Favorece-se...

a) a valorização e desenvolvimento da criança/do adolescente ahsd em suas aptidões e capacidades;

b) a responsabilidade;

c) organização, planejamento (tanto no plano das ideias, das informações quanto no plano do espaço/do ambiente/de como será a dinâmica da atividade e a organização do espaço/ambiente, dos materiais);

d) o público ver a criança/o adolescente ahsd com olhar de admiração, como protagonista;

e) a expressividade, a criatividade e a socialização;

f)  vazão para a dimensão psicomotora, no caráter prático: construir, fazer, vivenciar o contato com as pessoas.

Importante!

As ações, atividades devem se dar com o acompanhamento de um(a) pedagogo(a)/psicopedagogo(a)/neuropsicopedagogo(a) e de um(a) psicólogo(a) com conhecimento devido sobre altas habilidades/superdotação. Assim, cuida-se das dimensões aprendizagem, comportamento e emoções/emocional.

*Em que ambientes: ONG’s, outras escolas (públicas), instituições como bibliotecas públicas, convidando-se turmas de escolas como público visitante, Centros de Referência em Assistência Social (CRAS’s)...

- Vamos lá, famílias, pensar em possibilidades...?!

Importante!

A família da criança/do adolescente ahsd poderia ajudar na recepção desse público, o que favoreceria a relação familiar do superdotado, uma sadia socialização deste e de sua família com outras crianças/adolescentes.

*Ainda falando em possibilidades...

- Cursos, eventos, concursos (...) realizados por outras instituições, mas que deem prazer ao(a) seu(sua) filho(a), que o ajudem a se sentir bem e a se desenvolver! Daí porque lembrar no PEI “do que gosta”, “do que sabe”, “de que precisa”. Assim, as ações, atividades serão melhor escolhidas e vivenciadas!

-- Interessante pontuar!

O bom de propostas que favorecem a presencialidade, o lidar com públicos é o fato de não se fomentar o isolamento social. 

 

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Vamos pensar em possibilidades, mas atenção!!! Nada de lotar a agenda de seus filhos!!!

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