Encontro
com pais de crianças e adolescentes com altas habilidades/superdotação (ahsd)
Vislumbrando
possibilidades para o atendimento de meu(minha) filho(a) ahsd para além da
escola
Psicopedagogo
Antonio Áthyllas Lopes de Oliveira
I – Constatações...
Muitas
escolas ainda não têm informação devida sobre o que é o universo das altas
habilidades/superdotação; não têm (in)formação para elaborar um Plano
Educacional Individualizado (PEI).
Que
isso não nos deixe cabisbaixos! Vamos ter esperança que isso vá mudando! Vamos
atuar informando! E vislumbrando mais possibilidades, para além da escola, com
esperança, para não perdermos boas oportunidades! Não vamos ficar perdendo
tempo, deixando essa galera sem atendimento!
II – Vislumbrando possibilidades
- Gotinhas de um Plano
Educacional Individualizado (PEI) em ambientes que não a escola: Nesse caso, o
plano receberia de Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), retirando-se o
termo “educacional” por não se efetivar na escola.
--
Por seu enfoque a ações de aprendizagem em informações, saberes, com diferentes
ações e materiais, o PDI seria coordenado por um
pedagogo/psicopedagogo/neuropsicopedagogo com conhecimento devido sobre altas
habilidades/superdotação.
---
Como no Plano Educacional Individualizado, o PDI deve considerar
a) Contextualização
(o perfil do aprendente, breve histórico de seu processo de aprendizagem e a
situação-demanda)
b) Capacidades, interesses (O que sabe? Do que gosta?)
Coisas que ele
gosta de fazer, participar, falar
O que ele já
sabe/Em que ele se destaca
Aqui, citar
coisas de escola e fora da escola
c)
Necessidades (O
que aprender e ensinar?)
Dificuldades
que têm encontrado nele (na escola e fora da escola)
Importante!
As dificuldades, necessidades não se referem aqui apenas a conteúdos escolares
tradicionais! Esse olhar para além da dimensão dos conteúdos escolares
tradicionais será muito contributivo!
d)
Metas, prazos,
recursos/estratégias, profissionais envolvidos
Exemplo...
Metas Em ordem de prioridade |
Prazos e duração
de horário |
Estratégias |
Recursos
utilizados |
Profissionais
envolvidos |
Reconhecer e valorizar aptidões do
aprendente, relacionando com a escrita (escrever e de forma ortográfica),
ajudando-o a trabalhar a organização,
com vistas ao desenvolvimento da expressividade e à sua socialização. |
20/02/2022 a 20/03/2022, no
contraturno, 03 vezes por semana, por 01 hora, na escola. A culminância da
exposição será dia 23/03/2022, no horário regular da escola, para contar com
a presença do público-alvo. |
Propor a Áthyllas que prepare, com
auxílio docente, uma exposição a outros alunos (socialização) sobre países,
ele como um guia turístico, mostrando bandeiras de países, indicando-os em
mapa, e falando sobre os mesmos (expressividade). O aprendente deverá usar um
crachá com seu nome, feito por ele. Com a professora, produzirá um roteiro
explicativo e um folder para essa visita guiada (pesquisa, produção textual e
criatividade). A exposição poderá ser na biblioteca da escola (espaço
multitemático e multipúblico), tendo como público-alvo alunos de sua sala e
do 4º ano. |
- Internet, folhas A4/caderno (para a etapa
de pesquisa e planejamento), folhas A4 para impressão dos folders,
mapa-múndi, expositores para as imagens relativas aos países, como bandeiras,
crachá, tecidos, jarros de plantas e outros adereços para ambientação. |
Professora titular, psicopedagogo e responsável pela
biblioteca da escola. |
e)
Resultados obtidos. Avaliação do PDI (O que deu certo? Como foi a
vivência? Que dificuldades foram encontradas? Apareceram novas demandas? Que
lições ficaram?).
--- Que possibilidades?
Em que ambientes?
*Possibilidades:
Seu filho organizando exposições temáticas, ministrando palestras, sendo
facilitador de oficina de produção de materiais, de jogos temáticos em
diferentes áreas do Saber, realizando experiências científicas (...) para
crianças/adolescentes mais novos.
-
Favorece-se...
a)
a valorização e desenvolvimento da criança/do adolescente ahsd em suas aptidões
e capacidades;
b)
a responsabilidade;
c)
organização, planejamento (tanto no plano das ideias, das informações quanto no
plano do espaço/do ambiente/de como será a dinâmica da atividade e a
organização do espaço/ambiente, dos materiais);
d)
o público ver a criança/o adolescente ahsd com olhar de admiração, como
protagonista;
e)
a expressividade, a criatividade e a socialização;
f)
vazão para a dimensão psicomotora, no
caráter prático: construir, fazer, vivenciar o contato com as pessoas.
Importante!
As
ações, atividades devem se dar com o acompanhamento de um(a)
pedagogo(a)/psicopedagogo(a)/neuropsicopedagogo(a) e de um(a) psicólogo(a) com
conhecimento devido sobre altas habilidades/superdotação. Assim, cuida-se das
dimensões aprendizagem, comportamento e emoções/emocional.
*Em
que ambientes: ONG’s, outras escolas (públicas), instituições como bibliotecas
públicas, convidando-se turmas de escolas como público visitante, Centros de
Referência em Assistência Social (CRAS’s)...
-
Vamos lá, famílias, pensar em possibilidades...?!
Importante!
A
família da criança/do adolescente ahsd poderia ajudar na recepção desse
público, o que favoreceria a relação familiar do superdotado, uma sadia
socialização deste e de sua família com outras crianças/adolescentes.
*Ainda
falando em possibilidades...
-
Cursos, eventos, concursos (...) realizados por outras instituições, mas que
deem prazer ao(a) seu(sua) filho(a), que o ajudem a se sentir bem e a se
desenvolver! Daí porque lembrar no PEI “do que gosta”, “do que sabe”, “de que
precisa”. Assim, as ações, atividades serão melhor escolhidas e vivenciadas!
--
Interessante pontuar!
O
bom de propostas que favorecem a presencialidade, o lidar com públicos é o fato
de não se fomentar o isolamento social.
***
Vamos
pensar em possibilidades, mas atenção!!! Nada de lotar a agenda de seus
filhos!!!
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