Sobre possibilidades de atendimento da criança/adolescentes com altas habilidades/superdotação (ahsd)

 

Antonio Áthyllas Lopes de Oliveira

Psicopedagogo

antonioathyllas@gmail.com

 

Sobre o atendimento de criança/adolescente com altas habilidades/superdotação (ahsd)

Na escola

Fora da escola

(O que a família poderia fazer?)

1.Produção do Plano Educacional Individualizado (PEI).

1.Conheça seu(sua) filho(a): perfil, aptidões, capacidades, dificuldades.

- Olha a importância do Plano Educacional Individualizado!

2.Adaptação de atividades:

- Tipo de escrita (letra bastão, letra cursiva, articulação da escrita manual com a escrita digital, se for o caso);

- Retirar excessos de questões, quando o saber já está consolidado pelo aluno;

- Questões mais ao encontro do nível de conhecimento do aluno;

- Atender o superdotado não é apenas aumentar a quantidade de exercícios escritos, o que pode, até, trazer desmotivação.

-- Daí porque considerar diferentes tipos de atividades, envolvendo o visual, o concreto, o digital, o teatro, a música, a arte visual...

2.O quê:

Seu(sua) filho(a) organizando exposições temáticas, ministrando palestras, sendo facilitador de oficina de produção de materiais, de jogos temáticos em diferentes áreas do Saber, realizando experiências científicas (...) para crianças/adolescentes mais novos.

3. Atividades de complementação/suplementação no horário regular do aluno na escola, concebidas a partir das aptidões, capacidades e dificuldades desse aluno.

- Podem ser planejadas na biblioteca da escola, por exemplo, condicionando-as ao aluno superdotado também fazer sua parte cumprindo atividades na sala de aula regular.

- Exposições, apresentações como palestras, mostras científicas, mostras artísticas, jogos em áreas do conhecimento, convidando alunos de outras séries como público; realização de pesquisas, produção de materiais...

3.Onde:

ONG’s, outras escolas (públicas), instituições como bibliotecas públicas, convidando-se turmas de escolas como público visitante, Centros de Referência em Assistência Social (CRAS’s)...

- Já imaginou levar seu(sua) filho(a) numa biblioteca pública para expor um tema de seu interesse, convidando uma turminha da escola do bairro para visitar essa exposição?!

-- A família da criança/do adolescente ahsd poderia ajudar na recepção desse público, o que favoreceria a relação familiar do superdotado, uma sadia socialização deste e de sua família com outras crianças/adolescentes.

4. Atividades de complementação/suplementação no contraturno, concebidas a partir das aptidões, capacidades e dificuldades desse aluno.

- Exposições, apresentações como palestras, mostras científicas, mostras artísticas, jogos em áreas do conhecimento, convidando alunos de outras séries como público; realização de pesquisas, produção de materiais...

4. Outras possibilidades: cursos, eventos, concursos (...) realizados por outras instituições, mas que deem prazer ao(a) seu(sua) filho(a), que o ajudem a se sentir bem e a se desenvolver! Daí porque lembrar no PEI “do que gosta”, “do que sabe”, “de que precisa”. Assim, as ações, atividades serão melhor escolhidas e vivenciadas!

 

5. Aceleração escolar.

Vamos pensar em possibilidades, mas nada de lotar a agenda de seus filhos!!!

 

 

 

Comentários