Sobre possibilidades de atendimento da criança/adolescentes com altas habilidades/superdotação (ahsd)
Antonio
Áthyllas Lopes de Oliveira
Psicopedagogo
Sobre
o atendimento de criança/adolescente com altas habilidades/superdotação
(ahsd) |
|
Na
escola |
Fora
da escola (O
que a família poderia fazer?) |
1.Produção
do Plano Educacional Individualizado (PEI). |
1.Conheça
seu(sua) filho(a): perfil, aptidões, capacidades, dificuldades. -
Olha a importância do Plano Educacional Individualizado! |
2.Adaptação
de atividades: -
Tipo de escrita (letra bastão, letra cursiva, articulação da escrita manual
com a escrita digital, se for o caso); -
Retirar excessos de questões, quando o saber já está consolidado pelo aluno; -
Questões mais ao encontro do nível de conhecimento do aluno; -
Atender o superdotado não é apenas aumentar a quantidade de exercícios
escritos, o que pode, até, trazer desmotivação. --
Daí porque considerar diferentes tipos de atividades, envolvendo o visual, o
concreto, o digital, o teatro, a música, a arte visual... |
2.O quê: Seu(sua)
filho(a) organizando exposições temáticas, ministrando palestras, sendo
facilitador de oficina de produção de materiais, de jogos temáticos em
diferentes áreas do Saber, realizando experiências científicas (...) para
crianças/adolescentes mais novos. |
3.
Atividades de complementação/suplementação no horário regular do aluno na
escola, concebidas a partir das aptidões, capacidades e dificuldades desse
aluno. -
Podem ser planejadas na biblioteca da escola, por exemplo, condicionando-as
ao aluno superdotado também fazer sua parte cumprindo atividades na sala de
aula regular. -
Exposições, apresentações como palestras, mostras científicas, mostras
artísticas, jogos em áreas do conhecimento, convidando alunos de outras
séries como público; realização de pesquisas, produção de materiais... |
3.Onde: ONG’s,
outras escolas (públicas), instituições como bibliotecas públicas,
convidando-se turmas de escolas como público visitante, Centros de Referência
em Assistência Social (CRAS’s)... -
Já imaginou levar seu(sua) filho(a) numa biblioteca pública para expor um
tema de seu interesse, convidando uma turminha da escola do bairro para
visitar essa exposição?! -- A família da
criança/do adolescente ahsd poderia ajudar na recepção desse público, o que
favoreceria a relação familiar do superdotado, uma sadia socialização deste e
de sua família com outras crianças/adolescentes. |
4.
Atividades de complementação/suplementação no contraturno, concebidas a
partir das aptidões, capacidades e dificuldades desse aluno. -
Exposições, apresentações como palestras, mostras científicas, mostras
artísticas, jogos em áreas do conhecimento, convidando alunos de outras
séries como público; realização de pesquisas, produção de materiais... |
4.
Outras possibilidades: cursos, eventos, concursos (...) realizados por outras
instituições, mas que deem prazer ao(a) seu(sua) filho(a), que o ajudem a se
sentir bem e a se desenvolver! Daí porque lembrar no PEI “do que gosta”, “do
que sabe”, “de que precisa”. Assim, as ações, atividades serão melhor
escolhidas e vivenciadas! |
5. Aceleração
escolar. |
Vamos
pensar em possibilidades, mas nada de lotar a agenda de seus filhos!!! |
Comentários
Postar um comentário