* Ter altas habilidades/superdotação (ahsd) não significa tirar sempre nota 10 em tudo. Pode acontecer de o aluno ter um excelente desempenho em Matemática e um desempenho bem mais inferior em História. E mesmo em Matemática não tem obrigação de tirar sempre nota 10! Esses alunos também têm dificuldades, precisam de acompanhamento, suporte.
* Pode haver desinteresse por atividades escolares, quando não encontram na escola ambiente de acolhimento e estímulo às suas aptidões e capacidades. Imagine aí, por exemplo, o caso de ficar só repetindo o que já se sabe (...)!
* Pode acontecer de o aluno superdotado não gostar muito de escrever, porque a velocidade da escrita não acompanha a velocidade do seu pensamento. O que não significa que a escola não deva trabalhar a escrita com esse aluno!
* Há alunos superdotados de diferentes perfis. Há aqueles muito organizados, há aqueles muito desorganizados...Há aqueles que expressam pela escrita sua aprendizagem com toda uma organização; há aqueles que sabem de conteúdos escolares mas têm dificuldade de expressar isso, pela oralidade e/ou pela escrita.
Que lições ficam para nós?
- Basta a nota da prova escrita para avaliar o aluno?
- Além do conteúdo, seria bom ajudar meu aluno a organizar suas ideias?
- Se não houver acolhimento e acompanhamento para seu desenvolvimento, o superdotado pode:
-- dormir em sala de aula;
-- bagunçar nela;
-- ter um baixo desempenho acadêmico (escolar);
-- ter problemas de relacionamento com colegas, professores, coordenação, direção.
Muitos alunos superdotados e suas famílias acabam encontrando muitas dificuldades na escola! Vamos crer na parceria, conversar. Construir pontes. Parceria com o aluno, com sua família. Vamos conhecer a temática, ouvir, conversar, pensar juntos, em parceria, pelo bem-estar e desenvolvimento do aluno, nos âmbitos pessoal, social e acadêmico!
E se fizermos de aptidões e capacidades de alunos superdotados pontos de partida para trabalhar saberes, objetivos de aprendizagem que lhes são necessários?! Isso na própria sala de aula, a partir da biblioteca, inclusive envolvendo outras crianças na escola.
Comentários
Postar um comentário